Pão com Chouriço...Crosta dourada e crocante, interior fofo, recheio que provoca!


Cheguei a casa mais cedo. O filhote mais velho, que ainda está de férias, foi ao parque com o pai. O mais novo está na escolinha. A casa está silenciosa. Guardo a mala, calço os chinelos e vou para a cozinha. Falta cheiro, falta calor. Não escuto o burburinho e bagunça do costume.
Ainda tenho algum tempo até começar a fazer o jantar. Poderia aproveitar para descansar um pouco, mas falta o calor, falta o cheiro. 
Gosto de fazer pão. Faço pão muitas vezes. Há sempre qualquer coisa de especial quando é feito pelas nossas próprias mãos. Lembro-me que não faço pão com chouriço há já alguns dias. É isso! Pão com chouriço. Tem aquele cheiro quente, da massa a cozer, do chouriço a derreter. 
Visto o avental. Chegam os filhos...Agora sim, tudo se está a compor. Barulho de volta, ingredientes na bancada, beijos e carinho que envolvem, crianças a correr à minha volta.
Casa cheia! Quem não gosta?!
Volto ao pão com chouriço. Tem que ter um aspeto rústico, a lembrar-nos que é "homemade", a lembrar-nos que o compus com as mãos, amassando, esticando, com carinho. Gosto de o esticar bem para o rechear, para que o chouriço se esconda, mas deixe antever o delicioso recheio que vai derretendo, para a base do pão, dando-lhe um tom dourado maravilhoso, como quem diz: "Anda, dá-me uma dentada!".
Agora sim, sinto, que esta é a minha cozinha! Esta é a nossa casa!

Faço pão de modo tradicional ou no robot de cozinha. A Cuisine Companion tem esta característica maravilhosa de ser as nossas mãos. E quando um robot consegue fazer isso, produz resultados maravilhosos. Estes fiz no robot, mas deixo a forma de confeção de modo tradicional também.
Experimentem fazê-lo. Deixem-nos bem rústicos e contem-me o que acharam do seu sabor...Uma delícia envolvente!




Ingredientes (rende 7 a 8 pães com chouriço):
500g farinha
330 ml água morna
11g levedura seca
1 pitada de sal a gosto
2 chouriços moídos

Na Cuisine Companion
Na taça com o acessório de amassar coloque todos os ingredientes. Programe Pastry P1. No fim dos 2,30 min deixe levedar na taça. Findo os 40 min. faça mais 30 min., 30º.
Em seguida retire a massa da taça para uma superfície enfarinhada. Trabalhe-a um pouco para a desenvolver por uns 2 a 3 min. À medida que a trabalha vá salpicando com água. Espera-se uma massa não muito dura, mas mais suave.
Divida a massa em porções. Estica cada porção com as mãos em forma de retangular. Disponha chouriço moído ao centro. Feche as extremidades laterais. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até terminar a massa. Deixe-os descansar no tabuleiro 20 min.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º. Antes de os levar ao forno, salpique com água.
Retire quando estiver dourados por baixo. O tempo dependerá do forno. Evite abrir o forno muitas vezes para que não perca calor durante a cozedura.
Bom apetite!

Modo Tradicional
Coloque a farinha num alguidar e faça um buraco ao meio. Coloque aí a levedura e sal. Depois vá adicionando água gradualmente e incorporando amassando. A massa fica pegajosa.
Deixe a massa levedar num lugar quente e abafada com uma toalha/abafador ou papel aderente.
Costumo usar abafador. E enquanto amasso, ligo o forno a 50º. Depois desligo e deixo o pão a levedar lá dentro. Acelera o processo e produz um ótimo resultado. Outra vez se estou a utilizar o forno, coloco em cima do fogão.
Depois de levedar proceda como descrito acima.















Comentários

  1. Adoro pao e este esta como eu gosto hummm bjs bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa! Também adoro um belo pãozinho :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Este texto diz tudo. Ou melhor, explica tudo. Existem outros blogs de cozinha, igualmente interessantes e um ou outro de amigas, de pessoas que conheço e que até já são famosas como bloggers e pelos seus livros recreando as suas receitas. Mas o que me prendeu neste blog não foram apenas as receitas ou as cores nas suas Fotos. Foram posts como este. O lar. A família. As cenas do Quotidiano. Este nao é apenas mais um blog de culinária. Neste escreve-se também. Há uma estória por trás. E a estória é de uma família feliz. É a estória de alguém que imaginamos mesmo (ou vivemos mesmo) o momento na cozinha e o seu sorriso de Felicidade no rosto enquanto cozinha. Visualizamos os miúdos em bicos dos pés a tentar ver o conteúdo das taças, a tentar provar com os dedos. A azáfama e os risos na cozinha. Este blog tem algo que me prendeu e me deixou por cá. Tem Alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Paulo pelas maravilhosas palavras. Não sabendo se mereço tamanho elogio, confesso que me deixam tremendamente feliz conseguir partilhar não só imagens, receitas, mas também, emoções, cheiros, o meu estar em família e na culinária. A culinária é isso mesmo...é pensar, é fazer, é sentir, é viver com os outros.
      Obrigada por estar aqui, por sentir esta cozinha e pelo incentivo maravilhoso.

      Eliminar
  3. Eu bem que lhes dava uma dentada, que aspecto bom! :) Nunca fiz mas adoro pão com chouriço, nos tempos de universidade, na queima das fitas todas as noites comia um antes de ir para casa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! Experimenta. Ficam tão bons.
      Também, nos tempos idos de faculdade, ia comer um pão com chouriço 😉 beijinhos e obrigada pela visita 😙

      Eliminar
  4. O que mais gosto no pão feito em casa, de um modo geral, é o facto de ficarem com este aspecto rústico. Eu gosto imenso de pão com chouriço. Gostei da tua receita, embora um pouco diferente da minha. Beijinho enorme

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Cláudia! Dá um calor à casa e sabem tão bem. Tens a tua receita no blogue para espreitar? Por norma faço assim. Gosto muito. Beijinhos grandes e obrigada pelo carinho 😙

      Eliminar
    2. Sim já está no blog. Deixo-te o link:

      http://saboresdoninho.blogspot.pt/2017/07/paes-c-chourico-diferentes.html

      Beijinhos e uma óptima semana

      Eliminar
  5. Nunca fiz mas vou guardar a receita!
    obrigada pela visita!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracinha! Vale mesmo a pena experimentar 😋 Dr nada.
      Obrigada eu. Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Sara!
    Gostei muito do seu blog. Imensamente inspirador mesmo para quem frequentemente tem preguiça de ir para a cozinha. Esse pão com chouriço é realmente tentador.
    Tenho a Bimby. Suponho que o procedimento será o mesmo. Entretanto, receita guardada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, muito obrigada! Vale mesmo a pena experimentar. Fica uma delícia. Daquelas que não dá vontade de parar de comer ihihih.
      Sim, com a bimby o procedimento é igual. Penso que é que não tem programa automático, pelo que deve consultar a tabela de conversão. As velocidades na bimby são menos duas em relação às utilizadas na CC. Vou ver isso e depois digo-lhe.
      Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  7. Eu adoro pão com chouriço está com um ar nhammmmm bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa é fazê-los e vê-los desaparecer num ápice! Bjns

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas