Pudim de Chocolate e Leite Condensado com Espuma de Leite e Doce de Amora...Magia à mesa!


Hoje consegui terminar o trabalho mais cedo. Fui buscar o filhote mais novo que já começou a escolinha, um passeio rápido para espairecer e chegámos a casa com um plano. Os objetivos: fazer uma lasanha para o jantar e uma outra receita que permitisse aproveitar um chantilly que tinha preparado e não utilizei todo para que não estragasse e se transformasse em desperdício.
A lasanha...fácil. Receita, a habitual, com uma nuance ou outra que vou fazendo no dia em que a preparo, de acordo com o que tenho pela dispensa e frigorífico.
Quanto ao chantilly decidi fazer um pudim que surgiu com inspiração num blogue que adoro, o Food With a Meaning, da Patrícia Cheio, uma conterrânea, com um trabalho extraordinário e é uma referência para mim, e que no seu post desta semana partilhou um gelado! 
Do gelado da Patrícia fui para o pudim, do pudim para os acompanhamentos e para o pensar sabores e como se complementariam. Mas o pudim precisava de algo que o suavizasse, pois optei por leite condensado, para um efeito super cremoso, e com chantilly que já tinha adoçado...seria doce demais. Então escolhi utilizar um ingrediente tão maravilhoso e de excelente qualidade nesta minha terra berço, o leite. Puro, simples, mas em espuma, efeito que consegui, não com sifão pois não tenho, mas com a varinha mágica. Não é a mesma coisa, mas até ficou bastante bem.
E o resultado saiu-me melhor do que esperava, apresentando um efeito glazeado lindo provocado pelo doce de amora, ao qual adicionei um pouco de água, e deixei deslizar livremente pelo pudim desde o seu centro...comemos com os olhos e com o paladar; sensação de leveza e boa-disposição no ar foi o que conseguimos!...Pura magia à mesa.
Espero que gostem!


Ingredientes (10 a 12 doses):
400 ml natas frescas (uso Milhafre)
1 lata leite condensado
200g chocolate culinário
2 claras
100 ml leite
4 c. sopa doce amora (utilizei de compra)
água q.b.
Mirtilos para guarnecer

Na Cuisine Companion
Na taça, com o acessório batedor, coloque as natas e na vel. 7 bata por 1 a 1,5 min. (para as natas milhafre) de modo que fiquem em chantilly. Retire da taça e reserve no frigorífico.
Depois coloque na taça com o acessório triturador o chocolate culinário partido aos pedaços, caso não sejam em pastilha e programe 60º, vel. 5, por 8 min. (não lavei a taça, pois não interferia com o sabor a conseguir).
Em seguida verifique se o chocolate derreteu todo, troque o acessório para o batedor novamente e adicione ao chocolate o leite condensado e programe vel. 6, por 2 min. 
Findo esse tempo adicione as natas e programe vel. 5, 1 min. a 1, 5 min. Retire o creme da taça. Lave a taça e bata as claras em castelo, vel. 7, por 2 a 3 min.
Depois de batidas adicione ao preparado anterior, cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula.
Poderá colocar o pudim em forma grande ou recipientes individuais. Utilizei semi-esferas de silicone. Optei por levar ao congelador, pois não utilizei nenhum espessante e no frigorífico não solidificaria o suficiente. Retire uns minutos antes de servir.
Para acompanhar com a espuma, deite o leite num recipiente e passe a varinha mágica até que fique, na sua maioria em espuma. Poderá fazê-lo por duas vezes, pois quanto menor a quantidade, mais fácil será. Faça-o na hora de servir para que a espuma mantenha a forma; depois desliza.
Depois adicione um pouco de água ao doce.
Para servir disponha o pudim gelado no centro do prato, disponha a espuma à volta e coloque o doce por cima do pudim, de modo que deslize e obtenha um efeito glazeado, brilhante. Decore com mirtilos, que funcionam como um complemento de sabor maravilhoso. Bom apetite!

Modo Tradicional
Proceda do mesmo modo, mas utilizando a batedeira.






Comentários

  1. Que pudim delicioso. E as flores dão um toque extraordinário. Não conhecia o blog da Patrícia, mas já o visitei e tem coisas extraordinárias. Obrigada pela partilha. Um bj enorme <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou muito bom Cláudia. E foi daquelas receitas que me surpreendeu pelo resultado! A Patrícia é excelente. Beijinhos

      Eliminar
  2. Parece-me bem delicioso, e ficou uma sobremesa linda

    ResponderEliminar
  3. A apresentação está linda, linda!! Adorei! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas