Couscous Integral de Noz e Hortelã Escondido com Caramelo de Azeite e Molho Picante com Tâmaras




E a semana passada, ao chegar a casa na quinta-feira, tinha um pacote em cima da mesa de jantar. Fui lá espreitar e era um miminho muito saboroso que a Milaneza me tinha enviado com um sortido das suas massas maravilhosas.
A Milaneza é conhecida cá de casa desde sempre e, na despensa, há sempre uns quantos pacotes de massa desta marca (ultimamente as conchas gigantes não podem faltar, pois os miúdos adoram recheadas). Como devem calcular foi com muito alegria e satisfação que tomei conhecimento que, ao conhecer o blogue, uma marca de que gosto e uso tenha gostado desta minha cozinha e tenha se predisposto a enviar-me alguns produtos, desafiando-me a fazer alguns pratos com os mesmos. Claro que desafio é desafio e comecei logo a pensar o que cozinhar com os mesmos...E assim começou um fim-de-semana Milaneza cá em casa!
Optei por começar pelo couscous integral (somos grandes apreciadores de couscous), pois ainda não o tinha experimentado e, claro, não se pode ignorar os seus benefícios alimentares como o maior teor de fibra que prolonga a sensação de saciedade (excelente, não?). Preparei então um couscous com noz e hortelã, mas que quis elevar e provocar algum divertimento à mesa. Fi-lo então em modo de entrada (ficando o restante para acompanhar outra refeição) escondido em ovo (aproveitei as gemas para fazer umas belas bolachas Húngaros) e bacon com um maravilhoso caramelo de azeite e molho picante, aliviado por tâmaras fritas. Que delícia ficou! Aconselho que experimentem, pois vale mesmo a pena.
Espero que gostem da sugestão!


Ingredientes (6 a 12 porções):
6 ovos 
120g couscous integral Milaneza (fiz 240 para restar para uma refeição)
120ml água 
20g hortelã
2 c. sopa azeite + 3 c. sopa (p/caramelo) + azeite q.b. para caramelizar tâmaras
35g nozes
12 fatias de bacon
12 tâmaras s/caroço
1 c.sopa de molho picante
1 c. sobremesa de açúcar
Sal a gosto

Modo Tradicional
1. Coza os ovos em água fervente por 10 min. Descasque, corte ao meio e retire as gemas. Guarde as gemas que poderá utilizar noutra receita e reserve as metades de claras para rechear posteriormente com o couscous.
2. Coloque a ferver os 120ml de água com sal e algumas folhas de hortelã num tacho. Ao ferver desligue e adicione o couscous. Envolva com a ajuda de um garfo e tape o tacho. Deixe descansar entre 5 a 10 min.
3. Em seguida pique as nozes e restante hortelã (reserve algumas folhas de hortelã e pedaços de noz para o empratamento).
4. Passados os 5 a 10 min. do couscous descansar, mexa com o garfo para soltar os grãos e ficar solto.
5. Adicione as nozes picadas, o hortelã picado e as 2 c. sopa de azeite. Misture tudo e reserve.
6. Depois recheie as metades de ovos com o couscous cuidadosamente. Una as metades e envolva cada ovo (2 metades) em duas fatias de bacon. Repita para todos os ovos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até que o bacon se encontre dourado. Depois retire e corte no sentido horizontal para servir.
7. Pique as tâmaras e coloque-as numa frigideira pequena com azeite a gosto para caramelizar. Deixe ir até quase "queimar" para que fiquem estaladiças. Reserve.
8. Para o caramelo, numa frigideira coloque cerca de 2 a 3 c. azeite, a c. sopa de molho picante e a colher de açúcar. Deixe caramelizar até que fique com uma consistência mais pastosa no centro, onde se concentra o molho picante. Reserve.
9. Sirva os ovos ou inteiros (dará para 6 porções) ou partidos ao meio como referido acima. Para empratar coloque um pedacinho de noz e tâmara no ovo e regue com o caramelo de molho picante. 
Fica tão bommmm!

Na Cuisine Companion
Poderá prepara o couscous na CC, colocando a água a ferver na taça a 100º, 7 min. Em seguida adicione o couscous.
Depois proceda como descrito acima.













Comentários

  1. Que excelente ideia para entradas! Por acaso essa massa é muito rara comprar e só tinha comido em canja

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Como "provadora oficial" 😂😂😂😂possso testemunhar que a mistura de sabores era muito muito boa! Numa
    Palavra "soberbo!"

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto
    Lindo... lindo
    Beijo
    Elsa
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas