Buttercream de Merengue Italiano


Esta é uma excelente cobertura para bolos ou até mesmo biscoitos. Cremosa, deliciosa e macia e que reage muito bem aos efeitos que damos à decoração.  
Ainda não testei no robot de cozinha, pelo que deixo apenas em modo tradicional, embora me pareça muito tranquila a sua adaptação ao robot. Atualizarei depois com esse teste, de modo a poder deixar-vos tempos indicativos corretos. 


Ingredientes (para cerca de 36 cupcakes ou 1 bolo alto):
120ml de água
430g de açúcar refinado
6 claras de ovos
680g manteiga s/sal
1 c. chá essência de baunilha

Modo Tradicional
Coloque o açúcar e a água ao lume até ferver. Ferva em temperatura média ou baixa durante 5 minutos. Se a calda começar a escurecer baixe rapidamente o lume. Bata as claras nos últimos 2 minutos do açúcar estar a ferver. Com a batedeira ainda a trabalhar em alta velocidade, vá adicionando lentamente a calda quente para o lado da tigela. Quando incorporar toda, retire qualquer calda de sobra. Tenha muito cuidado para não se queimar na calda quente. Quando toda a calda de açúcar estiver adicionada, a massa deve estar grossa e macia. Desligue a batedeira e mude para o acessório da pá. Bata em velocidade alta por 10 minutos. Vá adicionando gradualmente a manteiga e bata em alta velocidade até obter um creme de manteiga espessa (retiro a manteiga um bocadinho antes do frigorífico, para ficar mais fácil bater, mas sem ficar à temperatura ambiente, principalmente agora que o tempo está já mais quente). Junte 1 colher de chá de extrato de baunilha. Desligue a batedeira e raspe a tigela e bata de novo. Repita por duas vezes. Por vezes bato só uma vez.
Notas:
Caso não consiga obter uma massa lisa, coloque-a um pouco no frigorífico e depois bata novamente até obter o resultado desejado. 
Opções de sabor: 
- Framboesa: 1/4 de chávena de framboesas frescas por cada 2 chávenas de fondant; 
- Chocolate: 85g de chocolate derretido, arrefecido a 36ºC, por cada 1 chávena de fondant; 
- Café: 2 colheres de sopa de café instantâneo misturado com 2 colheres de sopa de água quente(não fervida) e chávenas de fondant, ou outras que a sua imaginação mandar.

Fonte da receita aqui.


Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas